Membros do Comitê

O Comitê de Conformidade Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - CEPH conta com catorze membros titulares:

  • André Portela Fernandes de Souza

    Professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, coordenador do Centro de Microeconomia Aplicada (C-Micro) e diretor do Centro FGV EESP CLEAR - Centro Regional para Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e África Lusófona da mesma instituição. Possui graduação em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Economia - Cornell University (2001). Foi professor professor doutor da Universidade de São Paulo, professor associado adjunto na Vanderbilt University e professor visitante em Cornell University. Foi editor da revista Estudos Econômicos e secretário-executivo da Sociedade Brasileira de Econometria. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho e Economia Social, atuando principalmente nos seguintes temas:mercado de trabalho, previdência social, desigualdade, pobreza, educação, trabalho infantil, e avaliação de políticas públicas.

  • Cesar Zucco Jr.

    Doutor em Ciência Política pela UCLA (2007), é atualmente pesquisador e Professor Associado na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EBAPE) desde 2013 atuando nas áreas de Política Comparada e Políticas Públicas. Foi também Professor Assistente em Rutgers, The State University of New Jersey, e professor visitante e/ou pesquisador de pós-doutorado nas universidades de Princeton, Yale e Oxford. 

  • Claudio José Struchiner

    Professor Titular da Escola de Matemática Aplicada (EMAp), Fundação Getulio Vargas (FGV), Rio de Janeiro, Brasil. Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1980) e doutorado em Dinâmica Populacional de Doenças Infecciosas - Harvard University (1988). É bolsista de produtividade em pesquisa IA do CNPq, pesquisador titular aposentado da Fundação Oswaldo Cruz e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Entre suas atuações profissionais foi também professor da Faculdade de Medicina da UFRJ, Professor Visitante da Université de Montreal, Canadá, e Fulbright Scholar na Universidade de Yale, EUA. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de eficácia vacinal, desenvolvimento de métodos epidemiológicos para o estudo das doenças infecciosas, e desenvolvimento de modelos quantitativos para a descrição da dinâmica de transmissão de agentes infecciosos. Síntese das publicações: Web of Science Número de Artigos 159, Citações 3341, índice h-29.

  • Dora Selma Fix Ventura

    Docente do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia de 1968 a 2009, permanece como Professora Titular aposentada, atuando como Colaboradora Senior. Graduou-se em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1961), e fez mestrado e doutorado em Psicologia Experimental na Columbia University, New York, (M.A., 1964; Ph.D., 1968). Obteve o título de Livre-docente em 1988 e tornou-se Professora Titular em 1990. No Instituto de Psicologia da USP foi Vice-Diretora, e por duas vezes Chefe do Departamento de Psicologia Experimental. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (2013-2015) e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (2013-2015). É membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da TWAS - Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento. Recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, a Medalha CAPES 50 anos e a Medalha Neurociências Brasil.

  • Eduardo Mello

    Professor adjunto na Fundação Getulio Vargas e Coordenador da Graduação em Relações Internacionais. Seus interesses de pesquisa incluem governança, políticas distributivas, educação, corrupção, clientelismo e a economia política da provisão de bens públicos. Atualmente Eduardo está trabalhando em um projeto de pesquisa sobre o uso da corrupção nas novas democracias. Eduardo é graduado e mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutor pela London School of Economics.

  • Eurico Oliveira Matos Neto

    Doutorado e Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Gradução em Comunicação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor do curso de graduação e pós-graduação da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI). Também é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). Foi pesquisador visitante na Universidade de Michigan entre 2018 e 2019. É líder do grupo de pesquisa Comunicação, Sociedade e Mídia Digital. Desenvolve pesquisas nas áreas de governo digital, democracia digital, transformação digital no setor público, métodos digitais, discurso de ódio e comunicação política online.

  • João Fernando Monteiro Ferreira

    Doutor em cardiologia pela Faculdade Medicina da Universidade de São Paulo, pós-graduação em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela CEAHS (Fundação Getúlio Vargas São Paulo). Médico assistente do Instituto do Coração Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – assistente da Diretoria de Corpo Clínico, professor da disciplina de cardiologia e coordenador do programa de residência médica em cardiologia da  Faculdade de Medicina do ABC. Fellow do American College of Cardiology e European Society of Cardiology e membro da American College of Cardiology/American Heart Association Taskforce on Performance Measures. Membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP/CNS/MS (2012-19) e coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa Hospital São Luiz/Rede D’Or. Presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (2020-21) e presidente do Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

  • Jorge Manoel Teixeira Carneiro

    Professor Associado de Estratégia e Negócios Internacionais da FGV EAESP. Carneiro é membro do board da AIB-LAC (Academy of International Business, Latin America & Caribbean chapter) e do Comitê de Governança da Amcham Brasil, e atuou como coordenador da divisão de Estratégia da ANPAD (2015-2017), membro do conselho da EIBA (European International Business Academy, 2011-2016), presidente executivo da EIBA (2015) e membro do Comitê Executivo da BALAS (Business Association of Latin American Studies, 2009-2014) .

  • Julio Cesar de Aguiar

    Julio Cesar de Aguiar é Bacharel em Direito e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e PhD em Direito pela University of Aberdeen, Reino Unido. É professor da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas em Brasília. Seus interesses acadêmicos atuais são: Framing Analysis, Violência Doméstica, Pânicos Morais, Teoria Monetária Moderna, Psicologia Comportamental Aplicada à Análise de Políticas Públicas, Metodologia da Pesquisa Científica, Análise de Classes Latentes, Lógica Informal e Retórica e Ética.

  • Kaizô Iwakami Beltrão

    Doutor em Estatística pelo Departamento de Estatística de Princeton University (1981); Mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1977); graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1974). Consultor de organizações multilaterais (BID, Banco Mundial), públicas e privadas. Foi Assistente de Pesquisa e depois Pesquisador Assistente do IMPA e professor/pesquisador da ENCE/IBGE. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação na ENCE/IBGE e, posteriormente, Superintendente da ENCE/IBGE por cerca de 10 anos e concomitantemente membro do Conselho Diretor do IBGE.  Foi membro suplente do Conselho Federal do Idoso do MJ, do Conselho de Atuária da Previc (MPS) e do Conselho Consultivo da “Avalia Educacional”. É presentemente editor associado do Arquivos de Análise de Políticas Educacionais.

  • Marcia Saraiva Leon

    Doutora em economia pela EPGE da Fundação Getúlio Vargas (2002), possui graduação em matemática pela The University of Kansas, Lawrence, KS, EUA (1985) e mestrado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994). Ingressou no Banco Central do Brasil em 1994 como analista e, desde 2001, atuou como pesquisadora no Departamento de Estudos e Pesquisas até 2018, quando se aposentou. Desde 2005, pertence ao quadro complementar de professores da graduação da Escola Brasileira de Economia e Finanças, FGV EPGE.

  • Márcio Grijó Vilarouca

    Márcio Vilarouca é graduado em Ciências Sociais (UFSC), com mestrado e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (IUPERJ, atual IESP). Foi coordenador do setor de pesquisa do CPDOC entre os anos de 2017 e 2020. Desde o ingresso na FGV, é professor da Escola de Ciências Sociais do CPDOC, do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) e Coordenador do Núcleo de Pesquisa Aplicada – FGV Opinião. Atualmente, desenvolve os seguintes temas de pesquisa: recrutamento político, partidos políticos e os impactos sociais das UPPs em favelas cariocas.

  • Maria Tereza Aina Sadek

    Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Ciência Política da USP e do Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (CEDES). Foi diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, presidência ministra Carmen Lucia. Conselheira do CONAR. Membro da Comissão de Pesquisa e Inovação da Fundação Getúlio Vargas. Possui estudos sobre Teoria Política e sobre as instituições do Sistema de Justiça.

  • Matheus Meott Silvestre

    Doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Direito Constitucional e Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor da Graduação e Professor Convidado da Pós-graduação lato sensu na Escola de Direito do Rio de Janeiro – FGV Direito Rio. Desenvolve pesquisas nas áreas de regulação social, direito público e probidade administrativa e programas de integridade.”.

  • Paulo Roberto Arvate

    Professor de Graduação e Pós-Graduação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Fundação Getulio Vargas/FGV). Ph.D. em Economia, Universidade de São Paulo, Brasil (um ano na UCLA, CA). Visitas curtas: Professor visitante na MSU, EUA; Pesquisador Visitante na Nova de Lisboa, PT; Média de artigos publicados 1-4 * ABS: 3. Membro efetivo - Centro de Microeconomia Aplicada (C-Micro/EESP-FGV); Conselheiro do Instituto de Finanças (I-Fin/EAESP-FGV). Membro - Comitê de Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos (CEPH/FGV). Homenagens e Prêmios: Várias vezes finalista com seus alunos de Ph.D. como melhor trabalho do ano da Associação Nacional das Escolas de Negócios; O Melhor Livro Técnico Brasileiro de 2005 (Prêmio Jabuti); Melhor Artigo Aplicado de 2018 (Fundação Getulio Vargas); Prêmio George Stigler de 2019/Segundo Melhor Artigo Aplicado (INSPER); Prêmio de Melhor Artigo do The Leadership Quarterly de 2019; Nomeado para o Prêmio Charles H. Levine - o Melhor Trabalho de Conferência na Divisão Pública e Sem Fins Lucrativos (Academy of Management) de 2021.

  • Rafael Goldszmidt

    Professor Assistente da FGV-EBAPE (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas). Seus estudos se concentram na mudança comportamental, especialmente no que se refere à saúde – incluindo formas de incentivar a doação de sangue, melhorar hábitos alimentares de crianças e adolescentes, assim como respostas comportamentais a políticas públicas de combate à COVID-19. Também se interessa por como a classe social molda o comportamento. Tem colaborado como associado em pesquisa do Oxford Coronavirus Goverment Response Tracker e é membro da força tarefa sobre Saúde Mental e Bem Estar do comitê do The Lancet sobre COVID-19. Seus trabalhos foram publicados em periódicos como Nature Human Behaviour, The Lancet Public Health, JAMA Network Open, Journal of Consumer Research, Journal of Marketing Research e Journal of Politics. 

  • Vivianne Ferreira

    Doutora em Direito (2016) pela Universidade de Heidelberg, Mestre em Direito Civil (2005) e Bacharel (2002) pela Universidade de São Paulo. Ex-bolsista do DAAD (doutorado integral). Docente dos cursos de Direito Brasileiro e Português, entre 2007 e 2017, na Universidade de Heidelberg. Assistente acadêmica no Instituto de História do Direito - Departamento de Direito Romano (Prof. Christian Baldus) - Universidade de Heidelberg - 2010-2017). Ganhadora do Prêmio Hengstberger 2016, juntamente com a Dra. Lena Kunz, pelo projeto "Rechtssprache und Schwächerenschutz" ("Linguagem jurídica e proteção dos vulneráveis"). Professora da Graduação da FGV Direito SP e dos cursos de Pós-graduação do FGVLAW.  Pesquisadora em Direito Civil, com destaque para Direito de Família, Direito das Sucessões e Direito dos Contratos.